sábado, 13 de outubro de 2012

Eu não quero que estejas em mim por enquanto; quero que fiques para sempre. Que não sejas uma nesga de tempo arrancada do calendário, parando os ponteiros do relógio, mas que construas a eternidade da tua alma na minha, por uma lei irrevogável. Que não sejas somente um poema que espera aqui dentro para ser escrito, mas que sejas a própria plenitude da poesia nascida de ti em mim. 
Aíla Sampaio



Quando é pra ser, tudo conspira a favor: as mais pesadas pedras são removidas, os mais distantes horizontes se aproximam. Quando não é pra ser, a mais óbvia possibilidade desanda e perece.
Aíla Sampaio

Não há fórmulas, manuais ou bulas com indicações para se viver bem. Há formas de olhar o mundo que facilitam ou complicam a nossa caminhada até aprendermos a verdade essencial: a vida é absolutamente imprevisível e circunstancial; não cabe em regras, modelos ou receitas de livros de autoajuda.
Aíla Sampaio


Não adianta imaginar que os homens são diferentes, que há os especiais, que não se comportam como a maioria... São todos idênticos quando o assunto é conquista amorosa; comportam-se invariavelmente como predadores irracionais.
Aíla Sampaio



A gente demora mas aprende a não idealizar as pessoas;  a não fazer castelos, quando uma paixão começa; a não investir todas as fichas  numa relação. A gente só não demora a desaprender tudo, quando volta a acreditar que, até que enfim, será diferente.
Aíla Sampaio 



Se tu não és capaz de ler o meu silêncio sem tropeços, jamais entendeste o que te diziam os meus olhos quando falávamos de amor.
Aíla Sampaio 



Se o que passou pudesse voltar, nem precisaria de portas abertas, entraria por qualquer fresta!
Aíla Sampaio



Os temperamentos instáveis e quebradiços são sempre reticentes e revelam personalidades duvidosas como produtos sem lacre.
Aíla Sampaio


A criança que fui continua sonhando dentro de mim...
Aíla Sampaio



Algumas pessoas são árvores frondosas, nos protegem do sol causticante com a sua sombra benfazeja. Outras são galhos secos, não nos podem dar o que não têm.
Aíla Sampaio



O exercício da espera só nos ensina a serenidade quando aprendemos a dispersar os tumultos numa taça de vinho, num lexotan ou numa esperança consistente.
Aíla Sampaio


A literatura nos habita, nos povoa, nos transporta, nos transfigura e empresta asas para atravessar mares e desertos... Quem gosta de ler sabe administrar o tédio e jamais se sente só.

Aíla Sampaio


Depois de tantos desacertos de expectativas e vontades, resolvi te esquecer num vão qualquer da vida, qual um pacote que pesa nas mãos e se resolve jogar fora, com a segurança de que não fará nenhuma falta.

Aíla Sampaio



Quando é pra ser, tudo conspira a favor: as mais pesadas pedras são removidas, os mais distantes horizontes se aproximam. Quando não é pra ser, a mais óbvia possibilidade desanda e perece.
Aíla Sampaio



Não, não precisa de tapete vermelho, mas só entro na tua vida se for pela porta da frente... não nasci para pular janelas ou sair pela área de serviço.
Aíla Sampaio


Você foi uma frase mal elaborada que deletei porque não fazia sentido.
Aíla Sampaio



Quem sabe o quer não oscila, não vacila, não deixa jamais sobras de palavras entre parênteses.

Aíla Sampaio 



Não fomos mais felizes no passado. Nem o seremos no futuro. Esse nosso apego ao que não está nas nossas mãos é um modo de fugir para um tempo que não nos pertence e sobre o qual não precisamos arbitrar. Na verdade, o presente nos assusta pela nossa impotência diante da sua fugacidade e pela nossa incapacidade de usufruir do que realmente temos.
Aíla Sampaio


Apague da sua memória a nossa história, mas não a rasure guardando apenas as lembranças ruins que nos levaram ao triste desfecho. 
Aíla Sampaio 


Jaz ainda em meu desejo tudo o que eu quis, mas não pôde ser...
Aíla Sampaio



Desencanta-me com a tua verdade oscilante, para que eu parta sem culpa!
Aíla Sampaio



A sensação de vazio é a falta de razões para viver; de porquê pra acordar; de motivação e sentido pra seguir adiante. Basta uma paixão, e todas as lacunas são preenchidas, e todas as vontades se renovam, como se o mundo recomeçasse a girar.
Aíla Sampaio

sábado, 6 de outubro de 2012

Amor daquele jeito, nunca mais. Nunca mais aquela adrenalina pra andar na contramão, a taquicardia virando rotina e a insegurança por qualquer coisa. Continuo a defenestrar o que tira a minha paz; até perco o interesse pelas flores clandestinas, que eu tanto gosto de receber... Nunca mais amor daquele jeito, pra me fazer insolente com a vida, debochada com a poesia, e inimiga das horas devoradas sem obediência aos relógios. Guardo ainda na memória os jardins suspensos em minha janela; o gosto do vinho que derramava em seu corpo e o cheiro das tardes toscas que ele me dava. São lembranças encardidas esgarçando num feroz e inútil alvejante que tento sepultar bem longe de casa e dos meus pensamentos.
Aíla Sampaio

 


Tudo em mim é por um triz. Tudo é urgente e beira o abismo. Tudo é por um fio, risco iminente de não ser, de não dar certo... Mas sempre reverto, sempre brigo com o destino e mostro sua displicência comigo; sempre aconteço a tempo de mostrar que a minha vontade não é submissa a ele.
Aíla Sampaio
 
Essas certezas de felicidade que nos acordam de repente, esses movimentos desordenados do tempo à simples menção de um nome, à simples espera de um toque do telefone ou à chegada de um e-mail, essa sensação de que as cores do mundo se renovam a cada instante, são sinais das conspirações do universo e seus batimentos cardíacos a advertir que estamos amando e sendo amados na mesma intensidade.
Aíla Sampaio




Paixões avassaladoras, daquelas que cegam e ensurdecem, não devem sair da primeira marcha. Antes de passar a segunda e subsequentes, a atitude mais inteligente de quem não tem adrenalina para manobras radicais é a marcha a ré.
Aíla Sampaio
 
 

 
Não era a hora ainda... só pude saber poque não aconteceu como eu queria.
Aíla Sampaio
 

 
Recomeça-me de onde paraste. No intervalo, nada aconteceu de que o meu corpo tenha guardado o registro.
Aíla Sampaio

 


O silêncio aumenta as distâncias geográficas, como se impusesse quilômetros a mais às extensões de terra e água, e aumentasse o volume da saudade que se acumula como numa represa sem sangradouro.
Aíla Sampaio
 

 
Eu te perdoo por tudo o que me fizeste esperar inutilmente, pelo que me deste de solidão, pelas interrogações que pontuaste em meus pensamentos. Demorei a encontrar a resposta, mas hoje sei: essa tua incapacidade de sair de ti mesmo te impede de amar o outro. Amar apenas a si mesmo deve ser como habitar espelhos ou afogar-se nas própria águas. Que poderia eu sentir senão piedade?
Aíla Sampaio
 
 

Não suporto quem anda pelas beiradas, quem se esgueira na sombra e age sempre na calada da noite. Suporto menos ainda quem bajula, quem se disfarça, quem escamoteia, quem se acostuma a mentir e e parecer convincente como se todas as pessoas fossem idiotas. Tenho abuso tórrido de quem se esconde nas entrelinhas e se protege em cima dos muros; de quem só age em interesse próprio e é incapaz de ver o mundo além das suas fronteiras bem delimitadas pelas conveniências pessoais. Narcisos só são bonitos quando se afogam na própria imagem e viram lenda. Os reais são repugnantes.
Aíla Sampaio

 

Certas pessoas poderiam permitir que as suas ideias, pelo menos de vez em quando, saíssem da sombra das árvores alheias para tomar um banho de sol...
Aíla Sampaio
 
 
Bem que as coisas melhorariam se os cupidos resolvessem usar GPS em sua flecha.
Aíla Sampaio
 
 
 

Ele nunca se apercebeu que o amor carece de surpresas e certa imprevisibilidade... Sua presença, aos poucos, trouxe de volta a monotonia da minha vida antes de conhecê-lo.
Aíla Sampaio

 


 
De repente o que era tão importante já não é; o que fazia diferença já não faz; o que movia os ponteiros do nosso relógio interior já não os move, como se o tempo tivesse estancado o que foi para não mais ser. De repente, a vida acrescenta personagens à nossa história, retira outros, alterna posições e remaneja sentimentos, ora nos satisfazendo, ora nos contrariando, mas sempre movimentando a engrenagem e guardando as explicações para bem depois.
Aíla Sampaio
 
 

Sempre escrevi teu nome com letras maiúsculas, mas tu só lias o meu em voz baixa. Desisti de acertar o ritmo, a frequência e a sintonia. Nunca mais vou rasurar meu grito nem disfarçar a insensatez que foi te amar um dia.
Aíla Sampaio


 



Prefiro a guerra, que tem as regras do jogo bem claras - matar ou morrer - à paz armada com as suas emboscadas, armadilhas e tiros (aparentemente) perdidos.
 Aíla Sampaio

 


Amores que não deram certo não foram amores, foram desastres emocionais.
Aíla Sampaio
 
 



Ele me amou em sentido anti-horário, por isso não conseguimos acertar os nossos ponteiros...
Aíla Sampaio
 




Coloquei-o na prateleira, em ordem alfabética, como um livro lido, analisado, discutido, mas do qual não quero ainda me desfazer.
Aíla Sampaio
 

 

O que passou já não conta, já não importa. Quando as lembranças querem vir, ameaçando ressurreição de mortos, finjo que não é comigo.
Aíla Sampaio

 




Guardei o teu silêncio dentro do meu grito para aprender a ouvi-lo.
Aíla Sampaio
 
 
 
Aos poucos fui percebendo que estar com ele era como assistir ao mesmo filme
várias vezes. De tão previsível, acabou no arquivo morto, qual os jornais de datas já passadas.
Aíla Sampaio


 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sonho muito e bem alto. A minha cabeça vive nas nuvens, mas os meus pés... ah, os meus pés nunca saem do chão.
Aíla Sampaio



Eu o amei até a última possibilidade de ser feliz sozinha em companhia de alguém.  
Aíla Sampaio  


De vez em quando devemos soltar as rédeas da razão e seguir o coração, sem medo das consequências...
Aíla Sampaio

O teu amor é um escudo contra todas as vicissitudes da vida.
Aíla Sampaio
 

Estamos em conflito eu e as minhas vontades: Eu, com o escudo da razão sempre a defender-me dos grandes riscos; as minhas vontades a atirarem-me às aventuras e seus sedutores abismos.
Aíla Sampaio
 
 
Eu ainda acredito no amor que  atravessa oceanos e diferenças, que dispensa explicações e se faz certeza, a despeito do tempo, da distância, das dádivas e das dúvidas que possam ameaçá-lo.
Aíla Sampaio


Ele  me olha feito ave voando, esquecido de angústias e preguiçoso para as tristezas.

Aíla Sampaio


O arco-íris que desenhas no céu com o teu sorriso muda o meu rumo, aponta outra estrada; dá cor aos meus dias mais banais, sem que seja preciso uma palavra.
AílaSampaio



Nunca mais seremos Nós, apenas Eu e Tu, dois pronomes inconciliáveis cuja sede não pode mais ser saciada pela mesma água.

Aíla Sampaio


As mulheres apaixonadas andam sempre distraídas. Um dia, perdem o brinco, noutro esquecem o batom, até deixam o sentimento tomar-lhes a direção sem medo ou precauções, sem a memória de decepções passadas ou receio de inglórias futuras. A lembrança de um abraço, a recomposição de uma frase dita, o cheiro ainda da pele, o gosto da boca, os resquícios todos do outro fazem o olhar delas vagar no sorriso nada gratuito dos que são felizes e sabem bem por que.

Aíla Sampaio


Se você deixa ir, esteja preparado para nunca mais ter de volta...
Aíla Sampaio

De ti eu queria somente amor. Nem casa, nem comida nem roupa lavada. Só amor e seu kit sobrevivência: consideração e cumplicidade, pacote bem pesado pra quem a vida toda só teve vontade de si mesmo.
Aíla Sampaio


Descaso e desinteresse são termos intercambiáveis, que fazem o eufemismo mais curel do chega-pra-lá. Não há subjetividade nem poesia que predisponham outra interpretação para as ausências prolongadas e silenciosas.
Aíla Sampaio

O meu coração  jamais deixa portas entreabertas... não há caminho de volta para quem sai dele. 
Aíla Sampaio

Esperar é um verbo muito cansativo, nunca aprendi a conjugá-lo em todos os tempos!
Aíla Sampaio

Vou dizer que não te amo mais e que o nosso tempo já passou. Vou dizer que não acredito em almas gêmeas nem em amores eternos, pois preciso me convencer de tudo isso antes que tu venhas a acreditar que tenho razão.
Aíla Sampaio


É inevitável tropeçar nos enganos e sofrer decepções, quando acreditamos no que nos dizem e nos impedimos de ouvir tudo o que for contrário ao que queremos que seja verdade . É perfeitamente evitável, porém, a reincidência no mesmo erro, quando já nos feriram e nos fizeram chorar sobre as ruínas das nossas crenças. Podemos nos machucar uma vez, equivocados e confusos com as dádivas que não percebemos futuras dívidas. Permitir, todavia, que nos machuquem com as mesma armas com que já nos atingiram é falta de amor próprio.
Aíla Sampaio


Quando se avolumam as perguntas sem respostas, devemos ficar quietos, com o coração em standy by, como quem aguarda o sinal verde para atravessar e espera desprenciosamente o mundo dar as suas voltas. 
Aíla Sampaio