domingo, 28 de agosto de 2011

Chega de pretéritos imperfeitos ou de futuros do subjuntivo. Agora só conjugo o verbo amar no presente do indicativo!Aíla Sampaio

A vida não tem ensaio... é um espetáculo ao vivo e sem reprise! Aíla Sampaio

Acho que perdi a disposição pra ficar triste, mesmo que apenas de vez em quando. Também para pagar o preço por felicidades emprestadas, aquelas que, durante algumas horas levam às nuvens, mas, a qualquer instante, fazem desmoronar nosso ânimo e nos depositam na morada de Hades. O tempo passou pro meu coraçãozinho e ele ficou comodista, não tem mais encanto por flechas de cupido, ao contrário, foge delas com medo da picada. Uma hemorragia a essa altura da vida pode ser fatal.
Aíla Sampaio



Há pessoas que nunca relaxam, estão sempre atentas ao perigo, desconfiadas do mundo. Vivem armadas, em posição de ataque e, ao primeiro braço estendido, lançam pedras, sequer imaginam que possa ser um gesto para um abraço. Caem em todas as armadilhas neurais... Que terrível deve ser a vida assim, eternamente em sentinela! Eu me pergunto sempre: pra que carregar pedras se é tão mais leve (e agradável) carregar flores? Precisamos de mais pacificadores, gente que desencane o outro e não que alimente suas fúrias...Precisamos espalhar o vírus do bem-estar...
Aíla Sampaio

Se a vida apronta, com suas armadilhas nefastas, vingue-se sendo feliz!Aíla Sampaio

A vida não é fácil, mas desistir dela...quem há de? Num dia, se sobe; noutro, se desce, mas não se pode desanimar; esse movimento é que mantém a gangorra funcionando. 
Aíla Sampaio 

Viver é representar a fragilidade das flores colhidas e a transparência dos cristais... é ter deles a leveza que entrega ao vento tudo o que não deve ficar! Que o vento leve toda aspereza e, no coração, só fique a veludosa textura do amor!
Aíla Sampaio

Essa saudade que às vezes me visita não é de nada já vivido. É de algo novo, mas tão antigo que nem tem rosto. É um desejo de me espalhar em mim, de me encontrar em mim, sem o sal do suor que derramei inutilmente, sem o doce que virou amargor em minha língua cansada de enganosos sabores. Essa saudade que sinto de mim é a falta da felicidade que busquei em caminhos errados; é o tempo perdido nos desvios e nos abismos de medos e angústias que me deram as falsas alegrias; é vontade de recuperar meu rosto e minha alma deixados no meio da travessia. Saudade é vontade de viver de novo o que já foi, o que poderia ter sido, o que não será...
Aíla Sampaio

Quando o passado bate à minha porta com mãos de afeto, eu a abro pra que ele se faça presente. A minha memória tem uma caixinha de guardados que não emboloram nunca! Anos luz de ausência e basta ouvir a voz silenciada pelos desencontros para entender que o tempo, para quem sabe o que é o amor, só passa na cronologia dos calendários... É, Adélia, "o que a memória ama fica eterno"!
Aíla Sampaio

De súbito, um raio de sol entrou no quarto escuro em que dormia meu coração. Encandeado, ele vacilou, resistiu à luz e jogou-se dabaixo dos lençóis. Desacostumara de mesuras. Tornara-se monocórdico, acomodado aos pontapés da tanta indiferença de um sol de meio-dia que se pôs a amar sem proteção. Desde então, só queria sombra. Maltrapilho e desengonçado, só saía às madrugadas para juntar-se aos pardos. Mas eis que uma fresta se abriu no telhado - pancada de uma pedrada na calada da noite -  e um raio insistente de sol fez manhã outra vez em sua vida. Chegara a sua vez de pulsar por algo que realmente valia a pena. Fez-se coração outra vez e saiu pra vida... arriscou-se à felicidade sem medo de novos crepúsculos.Aíla Sampaio

Acordei com gosto de mar na boca, talvez seja o sal do teu corpo ausente ainda presente em minha memória. Talvez seja saudade ou só vontade de um mergulho em teus olhos de mar...
Aíla Sampaio


A vida não parou, Drummond. Nem o automóvel.Todos seguiram. Só eu fiquei imóvel a ver navios encalhados, como quem perdeu o bonde e a esperança...Aíla Sampaio

Ela conseguiu sobreviver àquele amor que até ontem mudava a cor do seu rosto quando alguém pronunciava o nome. Já havia lido os Coríntios e se identificado: tudo sofreu, em tudo acreditou, tudo suportou, tudo esperou até que, de tanto sofrer, acreditar, suportar e esperar, descobriu que não bastava falar a língua dos homens e dos anjos, era preciso que o homem amado não pensasse como um menino, que acabasse com as coisas de menino quando já não era um menino. Assim, machucou, machucou-se... então, sem vaidade, sem vangloriar-se, sem ensoberbar-se, sem portar-se inconvenientemente, sem buscar os seus próprios interesses, sem irritar-se ou não suspeitar mal, desistiu do amado, mas o amor... o amor ficou, como profetizou a Carta, porque o amor jamais acaba; aniquila profecias, cessa as línguas, faz desaparecer a ciência, mas não acaba. Assim foi, assim será.
Aíla Sampaio
‎Fevereiro chegou devagarinho, com seus dias poucos, com seu jeito de segundo, aquele que pode realizar o que o primeiro não fez...
Aíla Sampaio


Pessoas bem resolvidas não se expõem demais, não adjetivam demais, não são vaidosas demais... são justas, leais, podem sair um pouco dos trilhos, mas não escorregam feio. Pessoas bem resolvidas não falseiam intelectualidade nem condenam as cultas, conhecem seu lugar no mapa da vida e ocupam-no fazendo a diferença que sabem fazer, sem a garupa dos outros, sem a sombra de quem quer que seja. Pessoas bem resolvidas arrancam os espinhos antes de dar as flores, mesmo que furem seus dedos; não usam máscaras nem fingem alegria; não desconfiam de tudo, olham mais para a frente do que para trás; falam menos do que ouvem e silenciam quando não têm o que dizer. Aíla Sampaio

Quero a suavidade da flor em cada amigo... juro que estou tentando construir uma via de mão dupla. Chega de andar na contramão, atropelando a felicidade!
Aíla Sampaio

O que eu quero mesmo  da vida é seu sumo adocicado. O coração batendo com o cheiro de chuva, cedendo à  vontade de tomar banho de bica como quem lava a alma. Viajar na imaginação e voltar ao tempo em que se podia confiar na palavra empenhada.  Gostaria de a tudo ouvir  desarmada e não ter nunca que aumentar a voz ou duvidar das boas intenções alheias.
Aíla Sampaio


Queria aprender a calar nos momentos de raiva e saber esperar serena pelo que tem escrito em meu destino. Lutar apenas com ideias, brigar somente com as palavras que me faltam na hora de dizer adeus, esquecer que as feridas saram, mas deixam cicatrizes. Gostaria de ressuscitar a gentileza, consolar os que choram, fazer crescer o nariz dos que mentem, aliviar as dores de quem sofre e ser capaz de dar esperança a quem a perdeu. Mas a vida arma cada emboscada! Quando nos damos conta, o sumo da vida azeda, a alma cria fuligem e as palavras tornam-se ácidas...
Aíla Sampaio

Não é fácil viver num mundo de valores invertidos, conviver com os vaidosos e com a quase imperceptível periculosidade dos esquizofrênicos não tratados. Só peço a Deus que eu continue a sonhar, apesar dos ‘apesares’ da realidade, e que meu coração permaneça  vacinado contra o ódio e o desamor;  que eu nunca desista de aprender a transitividade do verbo amar, apesar dos imprevisíveis objetos que lhe podem querer servir de complemento.
Aíla Sampaio


Eu não gosto de silêncios demorados nem de promessas. Nasci assim, com seriedade para as coisas que mexem com sentimento.
Aíla Sampaio


A minha leveza está nesse fio tênue que me separa dos que são precipitados demais, dos que adiam demais, ou dos inconsequentes...

Aíla Sampaio

As pessoas que não têm generosidade, e só agem motivadas por interesses em benesses, nunca acreditam que os outros possam ser generosos gratuitamente. Reduzem sempre a humanidade à sua própria pequenez, porque, narcisas, acham que todos são o reflexo delas mesmas no espelho. Daí o sábio clichê: Na boca de quem é ruim ninguém é bom.
Aíla Sampaio


Ando... mas sem saber-te onde  nem quando, falta-me por quê.Aíla Sampaio
Herodeeeeeeessssssssssssss, acho que de tanto dançar, acordei Salomé... quero a cabeça de João Batista na bandeja de prata... hoje!!!
Aíla Sampaio


Namorar é dividir pra somar, multiplicando-se, sem nunca subtrair-se.Aíla Sampaio
Onde as minhas certezas, o destino traçado e a predisposição para a felicidade? De repente essa saudade sem endereço ou destinatário me acorda no meio da noite, faz pequeno o quarto, e acorda lembranças do que não vivi, do que poderia ter vivido. Tão incerta me vejo diante do espelho! Vontade de me dar ordens e fugir, mas não me reconheço na imagem que sorri irônica da minha pretensão. Haverá ainda alguma saída? O vento passou e eu não vi quando a porta bateu  com as chaves do lado de fora...
Aíla Sampaio

Eu era apenas uma menina quando a dor foi me visitar pela primeira vez... papai, meu super-herói, 36 anos, saiu no seu Jeep pra cidade vizinha... aonde foi deixar meu irmão, e fiquei a esperá-lo sentada em minha cadeirinha de balanço na calçada... soube depois que deixou-o na sala da casa da vovó, beijou-a e ficou de voltar para tomar uma sopa, depois de resolver alguns negócios. A tarde foi-se fazendo noite e ele pegou a estrada de volta pra casa, mas nunca mais chegou... vejo-me ainda menina à espera, na calçada, e ele, na estrada, encantado em alguma curva... Há trinta e nove anos anos essa falta ocupa espaço em minha vida. Há saudades que são eternas e ocupam espaço permanentemente.
Aíla Sampaio
Dia chuvoso já azulando, e eu pelo avesso, com preguiça de ter vontades; café com tapioca e um bom livro no balanço da rede... preciso de mais por enquanto? Gosto de me dar o direito de não ter compromisso, de esvaziar gavetas e frear urgências pra ficar leve e voar com meus pensamentos!
Aíla Sampaio


Há bem pouco tempo, nem tua ausência existia porque não te sabia ser sequer um rosto na multidão. Agora, do nada és meu mundo inteiro, meu ar, meu Deus num altar que nem preparei.
Aíla Sampaio


Não é verdade que eu te esqueci. Se me esquivo ante o sol posto, é que sob os escombros da memória, dorme sossegada a tua ausência e já não posso levantar o véu de impossibilidades que cobre o teu rosto.
Aíla Sampaio


Nada chega em vão à nossa vida. Tudo tem uma finalidade, inclusive as perdas, os desencontros. Não se entra na história de uma pessoa ou se sai dela sem que algo modifique o cenário, o enredo ou até o desfecho. Perceber os sinais depende da extensão do nosso olhar sobre nós mesmos e o mundo. Compreender os propósitos só nos é possível com o tempo.
Aíla Sampaio


Nada mais tenho pra te dar senão minha ausência.
Aíla Sampaio


Tua lembrança é um punhal atravessado na aurora, interditando a manhã... em silêncio, quedo imóvel para sentir a travessia, impossibilitada de viver e de morrer.
Aíla Sampaio


Outra semana começa com novos desafios e velhos sonhos, renovados sempre pelo desejo de transcender as dificuldades.
Aíla Sampaio 


Teu silêncio já não pesa; não ocupa espaço, não  espalha desespero em minha alma.
Aíla Sampaio 


Fogos de artifício no coração... balões no céu da vida e faíscas pra todo lado.  Tomara que não caiam em terreno habitado.
Aíla Sampaio
Vontade de não ser essa matéria frágil que se desmonta aos ventos traiçoeiros. Reconstruir cansa mais que construir.
Aíla Sampaio
Como Adriana, gostaria de ter vivido a 'Belle Époque' na França, ter visto as transformações, os avanços tecnológicos, como o surgimento do telefone, do telégrafo sem fio, do cinema, da bicicleta, do automóvel, do avião... o cenário cultural fervilhando com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema.  Impressionismo  e Art Nouveau. Paris o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards. Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac como referências existenciais para os que estavam sintonizados com os ares da Belle Époque... se pudesse ir até lá, como Adriana e Gil, talvez também resolvesse ficar! Ah, sonho, o que seria de mim se abrisse mão das tuas possibilidades?
Aíla Sampaio


A palavra sem a ação é como querer alcançar uma estrada e andar só até a metade do caminho...
Aíla Sampaio

 
Tanto tempo urdindo a teia das ausências e eu não esqueci uma senha sequer de acesso ao teu corpo e à tua alma.
Aíla Sampaio 


Só com o coração desapaixonado podemos ver as pessoas como realmente são.Aíla Sampaio

Não importa se a janela está aberta ou fechada. Se a tua vontade é olhar a rua, nada impedirá que teus olhos vejam o que realmente querem ver.
Aíla Sampaio


Há pessoas tão canastronas, que não convencem nem representando a si próprias.
Aíla Sampaio


Pessoas razoáveis pensam sempre de forma razoável, sem progressão, como quem gira em círculos. Pessoas razoáveis se repetem e repetem histórias porque seu repertório é limitado, sua bagagem vintage, encantadora num primeiro momento, de tanto ocupar espaço, começa a cheirar a mofo. Pessoas razoáveis são inseguras e precisam se afirmar o tempo todo pra confirmar a si próprias que não são apenas razoáveis...
Aíla Sampaio


Sai daqui nostalgia, que eu não te chamei... vai embora e deixa esses olhinhos que não te pertencem!
Aíla Sampaio


Dante, tu que tiraste Virgílio do inferno, e com ele atravessaste o purgatório, me diz: há possibilidade de paraíso (aqui ou alhures) pra gente falsa?
Aíla Sampaio


O espetáculo da vida é o flagrante de uma folha caindo ou a visão de uma formiguinha carregando farelos. Quem para o olhar na sutilezas do ínfimo desliza pelas frestas, sabe os recônditos e as saídas para viver as horas com dignidade e não apenas atropelá-las, como faz a maioria das pessoas.
Aíla Sampaio


Viver é ir-se todo dia um pouco... despedir-se sem pronunciar a palavra ‘adeus’.
Aíla Sampaio 
IDEALIZAÇÃO é a projeção de um modelo que atende perfeitamente às nossas expectativas, é a construção dos nossos anseios em outra pessoa, muitas vezes motivada por pistas falsas ou sinais mal interpretados.  Quando nos damos conta de que as coisas não eram como pensávamos, nos desiludimos decepcionados. "ligação errada...foi engano!". Mas de quem é a culpa? Ninguém tem culpa... do nosso lado, criamos uma pessoa que nunca existiu senão no nosso desejo de suprir uma necessidade que é apenas nossa. Do outro, há alguém que é como é, independente dos nossos sonhos, das nossas carências e ilusões. Resta-nos aprender que construir castelos no ar ou 'ancorar navios no espaço' implica risco de queda... Se não abrimos mão da emoção de viver nas alturas, é bom estarmos preparados para juntar, a qualquer hora, os escombros do nosso investimento para recomeçar em terra firme.
Aíla Sampaio



Por que aceitamos a traça de veneno que muitas vezes nos oferecem? Só somos corroídos por esse 'líquido' insano se o ingerirmos... reclamamos do peso de certas pessoas, da inveja dos pobres de espírito que não podem ver os outros felizes, mas não nos damos conta de que permitimos que nos atinjam. O veneno só nos mata se aceitarmos bebê-lo... recusemos, pois, a maledicência, a inveja, o desamor e nada disso afetará a nossa vida... voltará correndo para o destinatário sem que nos desgastemos desejando o mal. É a natureza em sua sabedoria.
Aíla Sampaio


Seremos sempre pronomes pessoais no singular...  Não há plural quando as almas não se misturam. Eu e Tu...Tu e Eu - numa alternância de individualidades intocáveis - nunca Nós!
Aíla Sampaio


Viver é reinventar-se: nascer, morrer e ressuscitar todos os dias, antes que, por algum descuido nosso, nos enterrem.
Aíla Sampaio


Insisto em viver um dia de cada vez, para que a vida não me atropele e me tire de circulação antes da manhã seguinte.
Aíla Sampaio 


O mundo só pode ter a cor dos olhos que o veem.Aíla Sampaio


Há dores que nem com morfina passam. Depois de tanta briga e resistência recíproca, fizemos um pacto de sobreviência: finjo que não existem e elas me ignoram.
Aíla Sampaio


Entreguei o meu coração aos teus cuidados e ele extraviou-se... e agora? A quem devo recorrer?
Aíla Sampaio


Atire a primeira pedra aquele que nunca se equivocou ao tomar uma decisão, que nunca se apaixonou pela pessoa errada ou contrariou um dos mandamentos... a hipocrisia maior está não em fingir que não se cometem erros, mas em cometê-los e, mesmo assim, julgar os outros e destituir seu valor por conta de algum ato impensado ou inconsequente.
Aíla Sampaio


Quando meus sonhos adormecem, um anjo sempre me acorda e me dá as suas asas para que eu não desista de voar.
Aíla Sampaio 


Lembretes para hoje e todos os dias:

* Esquecer o que pôs trava na alegria.
* Deixar escorrer pelo ralo, com a água do banho, toda mágoa insistente.
* Tirar o peso das recordações ruins de cima do coração.
* Espalhar-se na vida como pássaro de asas invisíveis.
* Sobrevoar os sonhos e pousar no azul da manhã ensolarada.

Gosto de viver esquecida das tristezas e sem preguiça de ser feliz...
Aíla Sampaio


Algumas ausências têm uma presença tão forte que parecem ocupar espaço físico em nossa vida. A memória tem um dispositivo que dispara ao menor estímulo e logo nos vemos revivendo, recordando, reordenando os objetos de desejo na prateleira das nossas prioridades. Amor é feitiço... dentre mil rostos só um paralisa realmente os nossos olhos.
Aíla Sampaio


Tenho medo de pessoas muito desconfiadas, ciumentas, que em cada esquina enxergam um bandido, que se sentem ameaçadas pelo desconhecido, em vez de abrirem o coração para o novo... ou são doentes ou veem no outro o reflexo do que elas próprias são. “A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial”, não é, Shakespeare?
Aíla Sampaio
Não adianta esperar que o amor aconteça... ele acontece quando não se está em busca, quando a cabeça está ligada em outras expectativas, quando sequer fazemos planos de permitir que alguém ocupe espaço no nosso corpo e na nossa alma, quando nos desligamos de relações que não deram certo e nos libertamos dos enganos.

Aíla Sampaio

Acabe-se a sedução pela casca, o que conta é a polpa e o caroço, seu sabor acre ou doce. A sedução das embalagens muitas vezes disfarça um lá dentro apodrecido. Descasque, pois, a vida  antes de degustá-la...
Aíla Sampaio 


Foi pelos meus olhos que atravessaste pela primeira vez a minha alma.
Aíla Sampaio


Sem saco pra aturar pelegos e narcisos... não quero mais perder tempo com aranhas que não sabem fazer teia, com discursos clichês... tão chatos como picada de pernilongo.
Aíla Sampaio


ABRIR AS ASAS E DEIXAR O VENTO ME LEVAR: é esse o meu compromisso de hoje! É bom, às vezes, não pensar no que virá, viver sem gula, desprendido de planos e espera. Só há um tempo: o presente. Todo o resto é recordação e planejamento. Não se vive do que passou nem do que ainda será. Só se vive o momento e dele podemos dispor como quisermos... então, vamos, UM DIA DE CADA VEZ, sem pressa nem lentidão, pois, como disse Saramago, "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo"  A minha única pressa hoje é para espalhar essa alegria que acordou comigo e quer ganhar o mundo de qualquer jeito.
Aíla Sampaio


Gosto dos rituais, porque são marcos, delimitam fases, ciclos... mas rituais sem formalidade, do meu jeito. Há um tempo, certo amor perdeu a validade e, como não houve despedida, escrevi esse poema como num ritual de adeus, como o último... pra ele, é claro! 
Aíla Sampaio 
  
De tudo ficou a natureza da memória e o verbo amar no pretérito perfeito.  
Aíla Sampaio   


Quero portas abertas, vento atravessando a casa, e o sol brilhando nas cerâmicas da varanda. Quero a rede  armada e o lençol macio, o banho frio no calor e a cama arrumada para a sesta; quero o livro marcado e o copo d'água ao lado; um lápis com ponta e um papel em branco. Quero a TV pra não ligar e a janela entreaberta para os barulhos da rua. É assim que a vida se espalha pelo chão, de pés descalços e roupa lavada.... é assim que quero recomeçar  a ser só e bastar-me.
Aíla Sampaio
Há fatos que nos doem no fundo da alma... é como ter um punhal invisível atravessado, e não encontrarmos jeito de desencravá-lo. Aíla Sampaio

Falar de amor, tentar defini-lo, mensurá-lo, nada mais é do que a nossa necessidade de dizer a nós mesmos que conhecemos esse sentimento. Amar é outra história: é ser cúmplice, ter consideração, respeito e, sobretudo, doar-se gratuitamente, ser capaz de gestos espontâneos. Devemos olhar a necessidade do outro como se fosse a nossa própria necessidade. De nada adiantam palavras se as atitudes não as confirmarem.

Aíla Sampaio

Nada de querer emoções fortes hoje, coraçãozinho! Fique aí, batendo devagar, para que eu possa respirar normal e fazer o que devo fazer. Só a razão deve te guiar... me compreenda pela menos de vez em quando e não teremos problema!!!
Aíla Sampaio 
 

No fino tecido do tempo, bordo teu nome e tenho a eternidade nos olhos.
Aíla Sampaio 


Escrever é um exercício de sobrevivência... não necessariamente econômica, embora o seja para alguns, mas de sobrevivência aos próprios enigmas. Escrevo como catarse, mas sobretudo escrevo como uma apaixonada pela palavra... viajo explorando suas potencialidades expressivas, a criação de imagens. Todo texto meu é tecido como uma manta befazeja que ornamentará minhas vestes mas também me livrará do frio.
Aíla Sampaio
Minhas dores, guardo todas no porão da antiga casa. Padecerão de abandono na minha coleção mais bizarra, mas nunca de esquecimento.
Aíla Sampaio

'Ou sobe a escada ou masca chiclete'... dia desses uma amigo usou essa frase simples mas surpreendente pra definir alguém, e fiquei intrigada com tão sutil definição para uma pessoa sem alcance. Aquela pra quem o horizonte só tem uma direção e as moedas só têm um lado. Aquela que vive só a função referencial da linguagem da vida  e nunca atravessará o Rubicon nem passará além do Bojador... será sempre obviedade, clichê... um pinguim em cima duma geladeira!
Aíla Sampaio
Saudade só se sente do que foi bom, do que deixou pegadas leves na alma e não arranhou o coração com mágoas. Saudade só se sente de quem escreveu sua história na nossa e não deixou nenhum borrão... enquanto alguns guardam a lembrança dos desacertos, outros guardam o mormaço dos olhares trocados e o cheiro de mar que sentiu a cada pôr do sol visto junto. Saudade só se sente do que se gostaria de viver outra vez...
Aíla Sampaio


Como me doem as agressividades veladas, as mudanças repentinas de atitude, as palavras camufladas de carinho!
Aíla Sampaio 


O que os olhos não veem,  o coração pressente.
Aíla Sampaio

Sol 'vagabundo' esse de BH, segundo a minha mãe... brilha, ilumina, mas não aquece.

Aíla Sampaio

Por carência afetiva, damos a algumas pessoas bem mais valor do que o que elas realmente têm.
Aíla Sampaio


Aquilo que somos, o que vivemos, depende das nossas escolhas. As pessoas têm de nós o que cativaram. A vida é bate-e-volta, não tem jeito.

Aíla Sampaio 
  
O passado é uma casa desabitada onde não podemos mais morar...
Aíla Sampaio

O frio não me intimida mais, mas dá vontades extras e calóricas, como de um chocolate quente, uma manta felpuda e abraços mais demorados. Só a minha pele o acolhe...o coração não abre mão de estar permanentemente aquecido pelas presenças físicas ou pelas lembranças.Aíla Sampaio


Sou movida  pela paixão... é pelas lentes dela que vejo a cor do mundo. Sem ela, fica tudo cinza, como se tivessem roubado as matizes que dão brilho aos dias. É esse sentimento embriagador que faz mais curtas as distâncias e mais breve o tempo. Bom demais escutar as batidas do próprio coração, sentir o estômago borbulhando pela simples menção de um nome, distrair-se na lembrança de um momento vivido, parar para interpretar um gesto ou uma palavra. É revigorante manter o corpo quente mesmo no frio, sentir o sangue movimentar-se nas veias, a renovação da pele e do olhar... sentir reacenderem vontades já quase apagadas. Sem esse antídoto, sou frágil barco em maré cheia, folha levada pelo vento... por isso não posso perder tempo com desamor; por isso mantenho acesa a chama, mesmo que, para fazer fogo, precise trocar o refil do coração ou friccionar pedras.
Aíla Sampaio


Lembrar de não esquecer a hora de sair de cena, o chá de hibiscos antes de dormir. Lembrar de esquecer os pés na bacia de água morna e a velha mania de sofrer por tudo. E as saudades...aonde colocá-las quando escancararem suas portas e ganharem minhas ruas, minhas interditadas ruas ladrilhadas com lembranças de dias nublados e covardias?! O que fazer com esse amor moribundo que não morre nem vive?! Aíla Sampaio

O tempo arranca a importância de certas coisas e mostra que é preciso esperar seu crivo para saber o real valor delas. O que é verdadeiro permanece, a despeito de circunstâncias e contigências. O que é fácil se desmancha, evapora ao menor descuido.
Aíla Sampaio


Um amigo verdadeiro é fiel sobretudo à nossa ausência.
Aíla Sampaio



Não é inteligente insistir em manter um projeto falido, um sapato apertado no pé. Paciência a conta gota, doses de tolerância à dor...de que adianta a tolerância se o destino é regurgitar a bilis com os desgastes e convalescer? Desistir pode ser um ato de resistência e coragem. Trocar os sapatos ou andar descalça de coisas que fazem sofrer é instinto de sobrevivência. Também nas amizades e no amor é assim...desistir de quem não está em sintonia com os nossos sentimentos é uma atitude imprescindível à autoestima e à renovação do sangue que corre nas veias. Insistir em esperar pelo que não vem (ou quem tem o que nos dar) é atrofiar o coração e transformá-lo em um coágulo de desamor. 
Aíla Sampaio
Basta  uma palavra tua para que a manhã nasça em mim como  barcos que chegam à praia depois de tumultuada noite de pescaria. Aíla Sampaio

É possível encontrar uma brasa sob as cinzas se houver o esforço de soprá-las.
Aíla Sampaio


Atrás desse muro de hera que ergui com o silêncio das ausências inevitáveis, abri uma janela pra minha solidão e, através dela, te vejo passar, meu amor, todos os dias, sempre noutra direção...
Aíla Sampaio


Estranha monotonia me aflige, a sensação de ter perdido o melhor da festa, a guerra eterna entre o certo e o errado, o bem o mal, tanta astúcia do destino pra me tirar do trilho e eu ainda me sentindo culpada.
Aíla Sampaio


Ah esse dispositivozinho da memória... basta uma música ou um perfume específico e ele dispara as lembranças... bom reviver o passado, mas só o que foi bom, o que nos fez bem e merece ficar guardado para sempre na caixinha azul das boas recordações. O que machucou, o que nos feriu, deve ficar enterrado junto aos mortos, se não vira assombração e embaça a nossa luz!
Aíla Sampaio


Alegria não é o nome de uma peça a ser encenada no palco da vida... é uma vibração natural  que nos arrebata gratuitamente, sem artifícios e sem ponderação. Nada mais triste que uma alegria simulada apenas para disfarçar nossa humana condição de seres normais que cantam e dançam festivos, mas também podem chorar e viver suas dores sem escravidão à ditadura da felicidade. Ou vem de dentro, natural como uma fonte de água cristalina, ou não passa de um  disfarce da nossa incapacidade de entrar no quarto escuro que nos espera sempre que temos algo mais a aprender com a  tristeza.
Aíla Sampaio


O sol brilha do lado de fora e quero as janelas fechadas, embora não mais suporte a cor das paredes. Fui chama, sou cinza e o vento não sopra para levar-me. Fênix não quer ressuscitar. Desistiu de mim. Ou eu desisti dela, já nem sei. Quero ouvir uma música que me faça vibrar, mas só me veem lágrimas, lamento pelo que poderia ter sido e não foi. O passado, com suas impossibilidades, parece acomodar meus desejos. Era lá o lugar de ser feliz, deixei passar, agora é tarde e os trens que passam veem todos cheios, não há espaço pra mim. É poeta, perdi o bonde, mas não posso perder a esperança. Ou já a perdi? O que fazer sem ela? Como tateá-la no escuro?
Aíla Sampaio


Não sei viver em corda bamba, sou da terra, gosto de sentir os pés firmes.
Aíla Sampaio


A vida continua… independente da nossa vontade. Sigamos ou seremos atropelados pela nossa inércia. Há pessoas que são campo minado. Basta tocar, nem esperam saber as intenções, já explodem.
Aíla Sampaio
As pessoas, quando não se armam com pólvora, se armam com atitudes... toda guerra é estupidez, seja qual for a cor dela. Chega uma hora em que temos que depor as armas e não mais lutar. Quem não compreender que se dane!

Aíla Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário