quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Decisões muito adiadas são indecisões não assumidas.
Aíla Sampaio

Às vezes a gente não quer perceber os sinais, insiste em não ouvir o aviso dos ventos, até que ele se cansa e nos coloca no meio da tempestade. Só então compreendemos que fomos coniventes com a catástrofe e que teríamos sofrido menos se não tivéssemos nos enganado tanto.
Aíla Sampaio



Somos pretensiosos. Achamos que somos imprescindíveis à nossa profissão, ao nosso parceiro, aos nossos filhos e amigos, mas, na verdade, só somos imprescindíveis a nós mesmos.
Aíla Sampaio



Viver é estar sempre preparado para o imprevisível. Para que não haja desarmonia, é preciso ter à boca a palavra adequada; estar no lugar certo, no momento certo; sair na hora exata. Sobretudo, ter capacidade de improvisação e ser capaz crescer e diminuir de acordo com a necesssidade e/ou a conveniência.
Aíla Sampaio




Um dos principais desafios do nosso tempo é arrancar da alma de algumas pessoas o carimbo (sem autenticidade) que trazem impresso nela:

Fernando Pessoa dizia que "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo". A solidão é um exercício de autoconhecimento intransferível. Acredito que quem não a encara, quem não gosta dela de vez em quando, se acha péssima companhia... É preciso aprender a ficar só para aprender a ser boa companhia aos outros.
Aíla Sampaio
Sou daquelas pessoas pra quem nada é fácil, nunca foi. Mais: que também nunca soube escolher os caminhos menos difíceis. Tudo o que tenho foi conquistado, nenhuma loteria, nenhum casamento milionário, nenhuma sombra pra me amparar, mas muito trabalho, muita garra e a estranha atração pelos desafios... sempre os aceitei antes de avaliá-los. Depois, ruminava meus medos sozinha e encarava de olhos fechados. Já saltei abismos sem asas, já lutei desarmada com dragões e fui alvo de falsidades, mas nunca fugi da luta nem desacreditei que tudo mudaria e eu voltaria a ver meus pés no chão como se nada me tivesse acontecido. Foi assim que aprendi a conjugar o verbo RECOMEÇAR em todos os tempos, modos e pessoas. Acho mesmo que nasci com esse destino de refazer o meu mundo para renová-lo sempre, acreditando que a vida pode ser sempre reinventada, mesmo que eu seja obrigada a voltar ao ponto de partida e reconstruir todos os percursos. Talvez por isso eu dê tanto valor às pequenas felicidades, às brechas de alegria, aos retalhos de otimismo que me fazem soterrar toda mágoa, toda ingratidão, toda injustiça e transformá-las em adubos para o plantio da serenidade que procuro colher todos os dias no difícil aprendizado das esperas... Aíla Sampaio

2 comentários:

  1. Você é realmente fantástica...Tudo oque você escreve me atrai...Parabens, pela sua sensibilidade sem limites...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marilene! Sei que a sensibilidade é recíproca. Você é sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir