quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012



Inventei um céu de onde posso escutar teu silêncio e te ver passar encantado entre nuvens de pensamento. 
Aíla Sampaio




A vida é substantiva e arriscada; sobe e desce de escadas. Vontades de ir e vir pelo túnel com absoluta incerteza do que há no final dele.
Aíla Sampaio


Quem, amando, nunca lavou as mágoas com suas própria lágrimas? Quem, já de partida, não acabou desistindo e desfazendo as malas? Quem ama perde certos brios, de vez em quando cala, desaparece, depois esquece e até parece que não houve nada... É que o coração de quem ama é casa de portas sem trancas... Aíla Sampaio



Viver é um verbo muito delicado... precisa ser conjugado sem pressa mas sem demora, na brevidade do piscar de olhos, no ritmo exato das horas que passam irreversivelmente. 

Aíla Sampaio



A saudade que sinto de ti é um trem que se arrasta noite adentro por trilhos invisíveis que dão em lugar nenhum.
Aíla Sampaio







Depois é um tempo traiçoeiro, que pode se perder pelos ponteiros do relógio e nem ter a sua hora. Tudo o que se adia demais fica tão inatingível quanto o amanhã.
Aíla Sampaio





Eu não me importo com o que você sente; você não se importa com o que eu sinto. Declaramos a morte de um para o outro, soterramos o amor com infinitas pás de  mal-entendidos e mágoas. E assim vamos vivendo, fingindo que estamos vivos e felizes. O público aplaude nossa peformance na vitrine que criamos para a nossa alegria... certamente somos ótimos atores, mas, para nós mesmos, o que somos?
Aíla Sampaio
Somos fortes, às vezes, apenas por que não temos a opção de não sê-lo. Nem conhecemos a qualidade do barro com que fomos feitos; é nosso instinto de sobrevivência que aciona os comandos que nem sabíamos ter.
Aíla Sampaio

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012




Abraços são laços atados com fitas de afeto. Gosto dos apertados e duradouros para que os corações se escutem e sintam eles mesmos a voltagem um do outro. 
Aíla Sampaio

 


Só é possível saber a profundidade do poço quando se mergulha até o fundo. Não adianta supor ou simular medidas de coisas e sentimentos; só os atos podem dar a exata dimensão.
Aíla Sampaio









Não, Clarice: perder-se não é caminho... é descaminho! A melhor estrada a seguir é a do encontro com o outro ou com nós mesmos.
Aíla Sampaio






Difícil não é convencer a cabeça a esquecer. Difícil é  fazer o coração  parar de bater e continuar vivendo.
Aíla Sampaio



Algumas ausências têm uma presença tão forte que parecem ocupar espaço físico em nossa vida.
Aíla Sampaio



Lembro-me de ti sempre que chove e estou sem teu sorriso pra desenhar o sol...
Aíla Sampaio




Só é realmente para sempre o amor entre pais e filhos. Todos os outros estão sujeitos à ação do tempo, da distância e dos desagrados.
Aíla Sampaio




Um dos piores sentimentos que se pode experimentar é o que nos invade ao descobrirmos que o conto de fadas em que nos fizeram acreditar era, na verdade, uma história de terror disfarçada. É muito triste a sensação de se ter deixado  fazer de idiota, sobretudo quando fomos advertidos, não levamos em conta, e, ao final, temos que escutar frases como: "eu não te disse?"; "bem que eu avisei". É muito desconfortável admitir que fomos tolos! 
Aíla Sampaio



Violetas azuis. Rosas vermelhas. Azulejos brancos. Talvez a vida seja uma infinidade de combinações aparentemente inadmissíveis; antíteses, paradoxos, oxímoros...ou simplesmente um equilíbrio de contrastes, corda bamba sobre areia movediça. Vida é flor vicejante que logo pode murchar... [Aíla Sampaio]



Com as pessoas simples aprendo a grandeza de saber ser sem artifícios, bebo a sabedoria da ausência de excessos.O que se lapida é a pedra bruta, nunca os sentimentos, que já brotam na medida... nossa ânsia por mensurá-los (em nós mesmos ou nos outros) é que faz desmedida a felicidade de apenas viver o que deve ser vivido, um dia de cada vez, sem planos para não haver enganos.
Aíla Sampaio

 
Ninguém se acostuma a sofrer, a doer, a ser mal tratado. Ninguém. O tempo matura a nossa tolerância, nos ensina a espera e o silêncio, mas não nos prepara para as perdas nem para os desenganos. Cada experiência é nova, cada perda nos mutila um pouco, mas terminamos por entender que a vida segue e não podemos desistir no meio do caminho. Só cresce quem exercita a alma nos escorregões da vida e aprende, finalmente, a já cair em pé e sair correndo...  [Aíla Sampaio]
 

No início senti a tua falta, depois fui entendendo que o que realmente me fazia falta era a esperança que eu tinha de ser feliz contigo. Quando ela se desfez, morri um pouco, mas não foi pela tua ausência, foi pela ausência dela em mim. A gente pensa que vai morrer, depois descobre que, na verdade, teria morrido mesmo era se continuasse encobrindo a realidade com ilusões. Pensando bem, ninguém sente falta de mentiras, de descaso, de abandonos e incertezas; ninguém sente falta de viver de saudade, de esperar pelo que não vem. Sente-se falta dos sorrisos, dos abraços, das palavras verdadeiras que plantavam jardins no coração. Quando se descobre que tudo era fantasia, que apenas assistíamos a um teatro mal encenado e que as flores que tentávamos colher eram todas de plástico, melhor mesmo é fechar as cortinas e tentar dormir. Haverá o outro dia e outras histórias e outras pessoas de quem valerá realmente a pena sentir falta um dia. [Aíla Sampaio]



Quando eu era menina e morava no interior, ia à missa todos os domingos, às 9h da manhã (a única missa celebrada na cidade), como uma obrigação imposta pela minha mãe que, certamente, fazia o melhor pelos filhos. Na verdade, eu queria continuar dormindo, mas entendia que castigos viriam da minha transgressão... a culpa católica me foi inseminada desde bem cedo. Nas quarta-feiras de cinza, a missa ...também era obrigatória. Nesse dia, se recebia a marca de cinzas na testa e com ela ficávamos até o pôr do sol. Só muito depois entendi o significado: o dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da “terça-feira gorda” ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval, a festa dos excessos, da fantasia. Na quarta, as pessoas voltam à realidade e assumem o seu ‘verdadeiro’ rosto, a vida como ela é. Independente de crença religiosa, a quarta, após um longo feriado vivido (ou não) na folia, é dia de um mergulho no mais íntimo do nosso ser para a conversão do coração. Todo dia é propício a recomeço, renovação, mas a quarta de cinzas é símbolo disso tudo. Carpe diem! [Aíla Sampaio]

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Que eu nunca desista de aprender a transitividade do verbo amar, apesar dos imprevisíveis objetos que já tentaram me servir de complemento. Aíla Sampaio






A vida acontece sem autorização, mas só se faz valer quando a trilha é prazerosa e temos jogo de cintura para o inusitado. Enquanto ela corre, pontes vão sendo construídas, muros derrubados,mas também abismos se cavam interditando os caminhos. Nossas escolhas é que traçam os percursos... ou seria o destino? Enquanto interrogo, vou vivendo com minhas vontades de cheiro de flor, lençóis rescendendo a lavanda e terra molhada. Ter o que desejar nos salva do tédio... Andar é preciso, ainda que não saibamos bem aonde a estrada vai nos levar.
Aíla Sampaio




Ser ou não ser; não é essa a questão, afinal todo mundo é. A questão está em como sobreviver a si mesmo, como não esgarçar a vontade de vida quando ela pesa e dilacera os desejos, dissipa os sabores. Aíla Sampaio


Fui generosa ao não te dizer o que penso a teu respeito. Nem sabes, mas te garanti sobrevida pela  ignorância... 


Aíla Sampaio


Homem, mulher, não importa o gênero, quem é gente gosta de mimos e bom tratamento. Respeito e consideração são necessidades assexuadas. O barco do amor é sempre o mesmo; quem furar o casco afunda junto.

Aíla Sampaio









PALAVRA, ainda te necessito para despir os meus silêncios!
Lâmina cortante ou ungento que sara, és tu, palavra, a vestimenta das histórias, o vento que leva toda mágoa ou o anjo que anuncia as boas novas.


Aíla Sampaio


Não gosto da folia do carnaval; na verdade, não gosto da agitação, dos excessos, das inconsequências que se cometem em nome da alegria. Curto mesmo é a brincadeira saudável, o riso fácil, os dias sem hora pra dormir ou acordar. A festa é sempre em meu coração. Aíla Sampaio

 


Pensei que tu eras a peça que faltava para completar meu quebra-cabeça. Sem querer enxergar o engano, montei, desmontei, remontei ,tentando encaixar atenção onde só cabia indiferença; querendo colocar estabilidade onde só encaixava a inconstância. Puxei a toalha da mesa e misturei todas as peças. Recomecei triste como uma criança de quem roubam o melhor brinquedo. Agora faço outro desenho; é outra a lição, só eu sou a mesma: continuo a quebrar a cabeça para encaixar amor onde só cabe razão.
Aíla Sampaio
 
As  pessoas que já nos fizeram algum mal se tornam 'pesadas' e, até quando invadem os nossos sonhos, nos cansam. Parece que expulsá-las da vida não é suficiente. O inconsciente vai buscá-las para perturbar nossas lembranças e nossos sonhos, para tripudiar da nossa paz. Aíla Sampaio

Até bem pouco tempo, se eu percebia algum mal entendido, me antecipava e ia dar mil explicações... Quando percebi que as pessoas entendiam do jeito que queriam entender, que não adiantava esclarecer por que nos olhos delas só havia escuridão, adeus... libertei-me do fardo das justificativas. Podem criar asas todos os mal entendidos, podem me julgar do jeito que quiserem. Quem quiser explicação, peça; quem quiser me conhecer, chegue junto... quem quiser julgar pela aparência ou pelo veneno alheio, boa sorte. Minha sina agora é desexplicar... chega de perder tempo com estrelas caídas. Aíla Sampaio

 

Eu voo de asas quebradas, mas voo; não desisto de enfrentar as nortadas. Sou carregada pelo vento, despedaço-me contra os rochedos, caio no mar, e saio a nadar... Renasço todos os dias, os pés fincados no chão, sob a égide de um novo tempo, reinventando a vida e seguindo... A poeira que fica na alma
dissipo em poesia...
Aíla Sampaio

Quase sempre os conselhos que as pessoas nos dão são os que elas mesmas precisam ouvir.
Aíla Sampaio


Para conhecer  verdadeiramente uma  pessoa, basta observar como ela reage quando contrariamos a sua vontade ou dizemos algo que ela não quer ouvir.
Aíla Sampaio





Acredito que a medida é o equilíbrio. Não tenho paciência pra indecisão; prudência demais é como prudência de menos... resulta em erro. Peco muito pela impulsividade, pelos pensamentos em ebulição, pelas urgências; peco por estar sempre a caminho, nunca por ficar parada no ponto de partida. Gente zen demais, boazinha demais, sem desafeto algum, me assusta... como me assusta tudo o que é demais e não suporta a carga...desmorona e vira nada. Quero a coragem de assumir a imperfeição, a cara lavada da verdade... o único disfarce que uso é a literatura. Deixo as máscaras para os carnavalescos rostos que só conhecem a alegria das flores de plástico. Aíla Sampaio







As estrelas brilhando no céu parecem querer descosturar meu olhar pra remendá-lo ao teu!
Aíla Sampaio



O tempo é relativo ao que sentimos: se estamos felizes, passa veloz, atropelando nossos risos; se estamos sofrendo, se arrasta lento, alongando as dores. A consciência de que tudo passa é que não nos deixa sucumbir ao movimento dos ponteiros do relógio.
Aíla Sampaio



Ouço teu silêncio com o coração aos gritos... quando te calas, bem sei, é que o que tens pra dizer não diz mais nada.
Aíla Sampaio