sábado, 30 de junho de 2012


As nossas escolhas implicam consequências.Tudo o que nos propusermos viver deve ser pautado na equação custo X benefício, pois, embora a vida não seja um problema matemático ou dela se possa fazer cálculos exatos, há sempre contas a pagar. Ser inconsequente com as nossas atitudes implica, inevitavelmente, criar ônus para os outros e para nós mesmos.
AílaSampaio





Diz um provérbio hindu que o coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias... Acredito que um dos mais valiosos bens é a tranquilidade, que vem da certeza do caminho a seguir, do olhar lento para o pesado movimento que o tempo faz. É o nosso lá dentro que faz o mundo de fora, que dá leveza aos passos e põe em festa o coração. É como estar apaixonado: tudo ganha cor e reluz... AílaSampaio
É no de repente das coisas que mudamos de rumo... É nos fios do inesperado que os nós são dados e a vida acontece. AílaSampaio
 
 Só terei a exata dimensão do infinito quando olhar dentro dos teus olhos. AílaSampaio

A vida está impossível, com tantos drásticos engarrafamentos de carros, horas, pessoas, pensamentos e desejos.Antes de sobreviver ao lado de fora, aonde nos lançamos aos selvagens, que liberam prepotência na direção de um veículo, e às pessoas fantasiadas de seres humanos, precisamos sobreviver a nós mesmos e aos nossos enigmas, fortalecer o tônus da alma para suportar a avalanche de aborrecimentos... De outro modo, só voando e nos encantando numa estrela.Mais fácil fundar uma Pasárgada???AílaSampaio
  
Quando o tempo passa e nos deixa com a sensação de amassar um papel em branco, resta esquecer o que se deixou de fazer e começar a escrever uma nova história. Olhar para trás não nos devolve o que se perdeu no caminho, apenas nos impede de enxergar o que está adiante.
AílaSampaio
 


Ando cansada de nadar contra a correnteza, andar na contramão, mas não conheço outros modos de percorrer os caminhos para chegar ao outro lado do rio ou da rua.
AílaSampaio


Preguiça de dormir só pra não ter que acordar depois...
AílaSampaio



Um dos mais difíceis aprendizados é o da espera. Sobretudo se não sabemos quando virá o que tanto esperamos ou mesmo se virá. Arriscamos, muitas vezes, subindo de joelhos os degraus do tempo, expostos ao sol, mas presos à esperança de que teremos o que desejamos. Secam os rios, desbota a nossa pele e submersos noutras necessidades bem mais prementes que vão se avolumando, colocamos a um canto dos quereres, numa caixinha de guardados que vai embolorando, nosso tão precioso bem (quase) inatingível.
Acontece, não raro, que quando estamos distraídos, já com a frustração do não-vir se resolvendo,  bate à porta o objeto dos nossos sonhos, com todos os eflúvios do que chega por vontade... Pois não é que  nos constrangemos com o querer sentir alegria e não sentir? A sem-graceza nos comove... O produto perdeu a validade, deteriorou-se pelo caminho longo, extraviou o brilho do tecido. Demoras extensas demais esgarçam a emoção. Melhor talvez seria nunca  ter chegado (ou não tão tardiamente).Desejos, como crimes, também prescrevem...
AílaSampaio



Esqueci-o por um tempo no álbum de fotografias. Bebi a dor a conta-gotas e escrevi poemas sem desespero para não ter que rasgá-los depois. Vi-o de repente, numa esquina do acaso, e esqueci todo travo do tempo sem seus olhos. Amores assim, de idas e vindas, que não morrem quando tentamos matá-los,são amores para sempre, mesmo quando sem estradas por onde ir...
AílaSampaio
 

Há dias em mim tão longos,horas que não passam a tempo de a noite chegar. Há saudades extensas e sem estradas por onde ir; travessias sombrias e ruas que só se atravessam na contramão. Há quase sempre alegria nos olhos, mas, por dentro, deserto e solidão.
AílaSampaio



sábado, 23 de junho de 2012

Talvez:
uma palavra grávida de incertezas...
AílaSampaio 
Somos a soma do que perdemos com o que gostaríamos de ter. Corremos constantemente o risco de viver mais de digressões e projeções do que da realidade presente com o seu farnel de mentiras e verdades incontestáveis.
AílaSampaio



Quando o  teu olhar atravessa os meus pensamentos, sempre ressuscito a ternura dos primeiros dias, alheia ao tempo que embolorou nossos desejos.  Nunca deixo ao relento as palavras de amor ditas, mesmo não podendo mais ouvi-las.
AílaSampaio 




Entre o que fomos e o que somos há sempre a expectativa frustrada do que poderíamos ter sido.
AílaSampaio



A vida sempre dá um jeito de nos ensinar que não somos os donos do tempo, que não adianta querer antecipar ou retardar o seu ritmo, pois o que tem de ser será de qualquer jeito... não quando quisermos que seja, mas quando tiver que ser.
AílaSampaio 



O que desjamos, mas não tivemos, fica para sempre em nosso imaginário, com o brilho e as cores que, na maioria das vezes, nem correspondem às tintas da realidade.
AílaSampaio 



Escuta: o vento fez-se canção dentro da noite para enganar os meus ouvidos fartos do teu silêncio. Os sonhos extraviaram-se todos e tu vieste sorrateiramente à minha memória e tomaste-me o sono. Andamos os dois sobre o desalinho das incertezas e nos perdemos dentro do tempo, exilados um do outro e de nós mesmos.
AílaSampaio 
ESQUECER é um verbo que requer tempo.
AílaSampaio 


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alegria não se disfarça, não se inventa, não se tenta... vem e vai naturalmente como a chuva, quando uma nuvem cheia precisa descarregar.
AílaSampaio

Minha alegria é transitiva... sempre precisa de um complemento.
AílaSampaio
 

O melhor lugar do mundo é ser feliz.
AílaSampaio


A vida é um presente que desembrulhamos aos poucos...
A cada nó desatado, a cada papel desdobrado, uma dádiva, uma dúvida, uma dívida e a certeza de que sempre vale a pena continuar.

AílaSampaio



O tempo é implacável: ou se morre cedo ou se envelhece... Não há meio termo.
AílaSampaio
 

Vazio é presença que não ocupa espaço...
AílaSampaio




Medos são correntes invisíveis que nos aprisionam dentro de nós mesmos.
AílaSampaio 




Ainda não resisto à sedução dos abismos, não tenho domínio sobre os meus fantasmas, não consigo soltar as amarras que me prendem ao passado, esse fosso que sufoca o presente e impede de sentir o futuro.
AílaSampaio



Quando as vontades não contam mais e se tem lucidez pra perceber isso; quando se é obrigado a suportar o insuportável simplesmente por que não há outro jeito, está-se em estado pior que o dos vegetais, que são inanimados, mas, pelo menos, não têm consciência. 
AílaSampaio


terça-feira, 12 de junho de 2012


Certas coisas não se esquecem nunca, apenas se tenta (quase sempre inutilmente) guardá-las em compartimentos fechados à visita da memória.
AílaSampaio






Algumas pessoas dizem 'eu te amo' como quem compra banana na feira. Certamente a palavra delas vale bem menos que o tostão que carregam no bolso. 
AílaSampaio







Todos nascemos com prazo de validade... ainda bem que o carimbo dele é ilegível!


AílaSampaio








Quando te vi, tudo pareceu ser outra vez sem ter sido nunca a primeira.
AílaSampaio






Das minhas moradas no deserto, ficou a dureza da vida permanentemente ao sol. De vez em quando ainda sinto o vento espalhando areia em meus olhos, a boca seca e a sensação de que toda hora é meio-dia.
AílaSampaio






Por debaixo do azul dos teus olhos, há uma noite escura interditando o dia.
AílaSampaio






Sem ti, me falta o sol, o céu, o sul...
AílaSampaio



domingo, 10 de junho de 2012


Vou-me embora de mim por uns tempos, preciso de férias desse jeito intenso de sentir as coisas, dessa mania de querer carregar o mundo nas costas e sentir culpa pelo que não posso dar conta. Vou olhar tudo de sobrevoo, como quem, desmemoriada, está ausente até dos próprios pensamentos.
AílaSampaio



Saudade diz da falta que sentimos do que tivemos e perdemos; do que ainda não nos acostumamos sem... do que ainda é presença mesmo ausente.
AílaSampaio



Um gato miando no meio da noite não é apenas um gato, é uma infinidade de desesperos desconhecidos que desgastam o teu sono e te põem a pensar no que não deves.
AílaSampaio




Não adianta bater pé e se rebelar contra o inexorável: tudo finda, ainda que demore. Tudo morre, ainda que implore eternidade. Tudo tem seu tempo marcado, seu prazo de validade irrevogável. Se o que é bom não pode se eternizar, o que é ruim também não ficará para sempre.
AílaSampaio



Há dias em que não é possível abrir as janelas e sair às ruas. O coração só quer penumbra e silêncio. Não por estar triste ou querer se esconder da vida, mas para olhar de perto os afetos e seus hóspedes... fazer exclusões e inclusões, remanejar posições.
AílaSampaio


quarta-feira, 6 de junho de 2012


O monograma nos lençóis, o sorriso congelado no porta-retrato, o roupão no banheiro e algum pelo da barba ainda fresco na lâmina... Como tantos vestígios de presença podem, de repente, representar o passado de modo tão dilacerante e definitivo?
AílaSampaio



Ela tanto perguntou por que as coisas não aconteciam pela vontade, tanto esperou a resposta e quis entender, que atravessou os dias à míngua, desceu ao fundo do poço pra não ficar em dúvida se ainda havia água. Só então entendeu que silêncio também explica, que flores também secam no caule, que sentimentos também ficam exaustos... Compreendeu que a sua espera era inútil e desistiu de colar cartazes nos muros e esgarçar o pensamento com lembranças que nada revogavam. Foi correr atrás de sua seiva em algum lugar de antes daquele incidente chamado ilusão.
AílaSampaio



Se não é para sempre, que pelo menos seja pra agora!
AílaSampaio




Ele coloca estrelas nos pensamentos dela a cada vez que pronuncia a palavra amor, a cada carícia que faz em seus cabelos, a cada abraço que seus olhos lhe dão. Ele coloca o céu em sua boca a cada beijo que as suas palavras inventam.
AílaSampaio